Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Importância de um advogado nas operações internacionais

há 4 anos

As empresas exportadoras e importadoras, ou as quais desejam começar a realizar operações internacionais, apesar de contarem com certos privilégios fiscais, também precisam enfrentar algumas burocracias, principalmente relacionadas à alfândega e leis de outro país.

O advogado vai além de atuar na resolução de conflitos jurídicos, sendo a sua orientação muito importante na realização de diferentes operações, inclusive nas transações a nível internacional. Principalmente nas negociações aduaneiras, que servem como indicadores para medir a balança comercial brasileira, a orientação jurídica trata de um ponto-chave para fundamentar a tomada de decisões das empresas O conhecimento do profissional especializado em operações de comércio exterior, a maturidade e experiência jurídica permite ao advogado observar qualidade técnica às empresas que usualmente importam e exportam mercadorias e serviços, seja atuando na forma de consultoria preventiva ou através de litígios buscando constantemente beneficiar seus clientes.

Vale ressaltar que o papel do advogado permite aprimorar veementemente as operações de importação e exportação, assegurando todo o conhecimento atualizado acerca da legislação e mitigando riscos de autuações por parte da Receita Federal em valores excessivo.

Quando a empresa exportadora/importadora conta com a intermediação de um profissional, poderá usufruir de benefícios, como:

  • Possibilidade de efetuar estudos tributários conforme a área em que a empresa atua;
  • Profissional adequado para elaborar contratos internacionais;
  • Atendimento às demandas jurídicas, como mandados de segurança e a viabilização da restituição de impostos — dessa maneira, o gestor não sofrerá processos ou será obrigado a pagar mais de certos impostos ou taxas;
  • Intervenção especializada em diversas fases do processo de comex, como diferimento de ICMS ou pedido de ex-tarifário;
  • Elaboração de pareceres técnicos;
  • Realização de atividades como a revisão da classificação fiscal dos produtos, além de redimir ou revisar os contratos internacionais;
  • Correto cumprimento das normas aduaneiras, prevenindo penalidades, além de otimizar operações e, por consequência, garantir o gerenciamento assertivo dos custos e riscos financeiros.
  • Segurança jurídica

E sua empresa? Já conta com assessoria jurídica?

Escritório especializado em Direito Internacional e Direito Empresarial. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

#direito #direitoaduaneiro #direitointernacional #comercioexterior #comex #internacional #direitotributario #empresainternacional #importacao #exportacao #contratosinternacionais #profissional #advogada #advocacia #saopaulo

  • Sobre o autorMoral Queiroz e Advogados Associados
  • Publicações271
  • Seguidores70
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações921
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/importancia-de-um-advogado-nas-operacoes-internacionais/808779851

Informações relacionadas

DR. MAURÍCIO EJCHEL, Advogado
Artigoshá 5 anos

A Profissão do Advogado Internacional

Estado de defesa, estado de sítio ou intervenção federal

MAURÍCIO CORREIA ADVOGADO , Advogado
Artigoshá 3 anos

Estado de defesa: o que diz a Constituição, quais direitos podem ser afetados?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)