Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Herança Digital

há 4 anos

O Patrimônio Digital é tudo aquilo que uma pessoa cria e disponibiliza publicamente nos seus canais de comunicação em um ambiente Digital. Assume status de patrimônio e deve ser tratado como um bem de valor.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo , garante dentre outros direitos fundamentais, o direito de herança, "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, (...)". Assim assegura o direito de adquirir por sucessão o patrimônio deixado por alguém em razão de seu falecimento.

No Brasil, ainda não existe uma legislação específica que trate da sucessão de bens digitais, mas esta em discussão o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, este estabelece normas a respeito da herança digital. O projeto de lei 8.562 de 2017, busca aprovação da alteração da lei 10.406/02, inserindo a Herança Digital e seus herdeiros.

Para se evitar qualquer problema judicial, recomenda-se que os titulares das contas eletrônicas registrem sua manifestação de vontade ainda em vida, com um bom planejamento sucessório e o registro de um testamento.

#direito #direitosucessorio #direitodigital #advogada #testamento #contrato #advogados #escritorio #Patrimonio #digital #direitosfundamentais #projetodelei #lei #herança

  • Sobre o autorMoral Queiroz e Advogados Associados
  • Publicações271
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações467
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/heranca-digital/787347412

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-06.2021.8.13.0000 MG

Fiama Souza, Advogado
Notíciashá 3 anos

O que é herança digital?

Dr Ricardo Diógenes, Advogado
Notíciashá 3 anos

Herança Digital

Deputado propõe herança digital no Código Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)