Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quem não gosta de um feriado, não é mesmo? Mas você, cidadão, sabe a origem dele?

    há 6 anos

    O Dia do Trabalhado ou o Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em diversos países do mundo. Não só no Brasil, como também em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações é feriado nacional.

    Tudo começou em Chicago, principal centro industrial dos EUA, quando os trabalhadores, em primeiro de maio de 1886, foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, por exemplo, a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas por dia.

    Em homenagem à essa greve, a Segunda Internacional Socialista, realizada na França, em 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

    Nas primeiras décadas do século XX, em São Paulo, os operários e comerciantes provocaram um dos maiores movimentos operários do mundo: a famosa Greve Geral de 1917. Eles pediam o aumento de salários e redução das jornadas de trabalho, após 5 dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

    No Brasil, apenas em setembro de 1924 é que essa data se tornou oficial, instituída pelo presidente Artur Bernardes, devido os crescentes protestos internacionais e nacionais por melhores condições de trabalho. No decreto nº 4.859, essa data foi destinada à comemoração dos mártires que morreram nas manifestações e à confraternização das classes operárias.

    Esse dia era usado unicamente para protestar. Já nas décadas de 1930 e 1940, o populista Getúlio Vargas passou a usa-la como data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas, como o salário mínimo. Em 91 houve a criação da Justiça do Trabalho, responsável por resolver questões de trabalhos e direitos dos trabalhadores.

    Por fim, um ótimo feriado!

    #CIDADÃODETETIVE #DIADOTRABALHADOR #BOMFERIADO

    • Sobre o autorMoral Queiroz e Advogados Associados
    • Publicações271
    • Seguidores70
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações507
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-nao-gosta-de-um-feriado-nao-e-mesmo-mas-voce-cidadao-sabe-a-origem-dele/571874843

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)